top of page

A verdadeira torcida nunca abandona_

Por Cristieli Cordeiro

Vários são os fatores que torna um jogo de futebol inesquecível, um deles é a torcida. Aquele grito de apoio pode se tornar uma grande motivação para o jogador dar o melhor de si durante a partida, mas o mesmo grito pode se tornar uma pressão a mais para os atletas principalmente quando o desempenho durante a partida não é o que a torcida tem esperado.

 

Nós, torcedores, sabemos que o passamos durante os tão duros e ansiosos 90 minutos de jogo. Mas não sabemos como os jogadores se sentem. Sempre estamos com a marcação cerrada neles para vermos a tão esperada vitória.

 

Quando o time não tem competência para vencer uma partida que decide se ele continua ou não na elite do futebol, a torcida se transforma, e não é para o lado positivo. Posso dizer isso com convicção, pois estive presente durante o caos que ocorreu no Couto Pereira em 2009, ano em que o Coritiba foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro e que o clube completava 100 anos de existência.

 

A torcida foi tomada por uma onda de ódio que destruiu boa parte do estádio. Além de torcedores que invadiram o campo para fazer do gramado um verdadeiro campo de batalha.

 

Neste momento, a torcida se esqueceu de que teoricamente seu papel é estar junto ao time, o motivando, seja na alegria ou na tristeza. Quando a torcida joga junto e canta o tempo todo, traz esperança aos jogadores e os faz acreditar que são capazes de vencer qualquer adversário.

 

bottom of page