top of page

Ônibus são o principal alvo de vandalismo em dias de jogo_

Depredação do transporte público gera gastos de 192 mil reais anuais.

Por Felipe Nascimento

Segundo a Urbanização de Curitiba (URBS), somente no ano passado 809 ônibus foram alvos de vandalismo e depredação em dias de jogos de futebol, o que acarretou em um gasto de 192 mil reais por parte do governo para reparos. “O mais revoltante é a ignorância desses vândalos. Um ônibus em mau 

funcionamento ou fora dos padrões pode ficar até cinco dias fora de circulação. 

Quem sai perdendo é o próprio cidadão”, afirma Eliseu Karas, funcionário da 

URBS há mais de 10 anos. 

Rápido, espaçoso e eficiente, o ônibus se tornou a principal escolha das torcidas para se locomover até o estádio. “É muita confusão em volta dos estádios em dia de jogo. Fica quase impossível achar um lugar perto para estacionar. Pegar ônibus é muito mais fácil e prático”, comenta Wellingthon Mileo, membro da Império Alviverde, torcida organizada do Coritiba. “Sei que muita gente associa vandalismo exclusivamente às torcidas organizadas, mas posso garantir que os bons são a maioria. Sempre vai existir aquele grupo que não está nem aí para o jogo, só quer causar”, conclui. 

Curitiba conta com mais de 400 linhas de ônibus em toda a cidade, totalizando quase 24 mil viagens por dia. Utilizando o modelo pioneiro “tronco-alimentador”, a capital se tornou referência no país no quesito transporte público. Resta ao cidadão reconhecer este mérito e cooperar para o crescimento da cidade como um todo.

bottom of page