
NEM SÓ DE FUTEBOL TRADICIONAL VIVEM OS ESTÁDIOS CURITIBANOS
Futebol Americano e Rugby somam seis times em Curitiba mesmo sem ter estádio próprio

Os times de Futebol americano de Curitiba, que apesar de não possuírem um estádio próprio, realizam diversas parcerias para realizar seus jogos.
Por Manoela Tkatch
Fazer parcerias e pagar aluguel foram as saídas que os times de futebol americano da capital paranaense encontraram para realizar seus treinos e partidas, já que nenhum deles possui estádio próprio.
Uma dessas parcerias, até então inédita no sul do Brasil, foi entre o antigo Barigui Crocodiles e o Coritiba Foot Ball Club. Quando o tradicional time de futebol abriu as portas do estádio Couto Pereira para a realização dos jogos de futebol americano, o time foi renomeado Coritiba Crocodiles. Outra parceria mais atual é entre o Paraná HP e o Fanáticos de Campo Largo, que tornou a Arena TopLine o estádio fixo do Paraná HP para seus jogos.
Porém, nem todos os times de Curitiba conseguem um espaço regular para jogar. Valdomiro Júnior, diretor de marketing do UFPR Brown Spiders (UFPRBS), explica que alguns estádios tem receio de emprestar o campo. “Alguns fazem parcerias e outros pagam aluguéis, porém essa última maneira
é bem complicada, pois muitos lugares não aceitam o futebol americano com medo que estrague o gramado”. Mesmo não tendo um lugar fixo para os jogos na capital, o time UFPRBS costuma alugar os campos do Imperial F. Club e União Capão Raso e ainda possui uma torcida de cerca de 600 pessoas.
Dificuldade essa que os times da escola Curitiba Rugby não passam. De acordo com a assessora Adriana Lopes, a escola teve problema para achar jogadores. “Os fundadores do Curitiba Rugby fizeram cartazes em 1983, para chamar pessoas para criar um time”. A escola teve um crescimento grande em Curitiba e hoje já possui um campo próprio, com todas as marcações necessárias para os treinamentos e jogos.