
Mulheres no estádio
LUGAR DE MULHER É... NO ESTÁDIO DE FUTEBOL!
Por Ketlin Cristine
Há momentos na vida em que nos faltam palavras para descrever uma situação, um sentimento, um lugar. Assim como eu, outras milhares de mulheres frequentam os estádios de futebol. Escalam o time, cantam, pulam, gritam, xingam, vibram, se emocionam e ficam muito mais nervosas do que na semana da TPM. Se você é uma delas, acredite, você não está sozinha.
Mulher, quem imaginaria que você iria carregar no corpo o escudo de um time? Quem imaginaria que você tivesse todos os sentimentos possíveis dentro de um estádio? Aliás, quem imaginaria que um dia você fosse gostar de futebol e conseguisse conquistar seu espaço na arquibancada? E o mais incrível, saber que tudo isso é por amor!?
Mas, em como todo jogo de futebol, nem tudo é só vitória. O que mais perdemos é o respeito, pois o assédio moral dentro dos estádios ainda é grande. Colocar um short curto no calor de 30 graus, é como receber um atestado de piriguete e ter olhares fulminantes em sua direção. Para alguns, ter mulheres no estádio é sinônimo de “beleza para as arquibancadas” e para os mais radicais (que me perdoem os ajuizados) é como ter uma prévia da seletiva para capa da revista Playboy.
Experiências que trago como torcedora é o tratamento que recebemos no estádio, quando estamos sozinhas ou acompanhadas do namorado. O sentimento é de desprezo e revolta. Sozinha ou com - asamigas - já fui puxada pelo braço, quando eu queria apenas comprar uma água, já ouvi falas como “gostosa” para cima. Com o companheiro do lado, a história é outra. Os olhares ficam penetrados naquelas que estão sozinhas e eu, acabo quase passando despercebida.
Rapaz, eu estou aqui pelo mesmo motivo que o seu, torcer pelo clube do coração. Não vim para babar nos peitorais masculino.s que podem ficar sem camisa no calor de 30 graus. É preciso que antes do time ganhar, as mulheres ganhem o respeito nos estádios de futebol.
Vai dizer, não existe nada mais bonito do que uma mulher apaixonada por futebol. Aquela que já enfrentou e ainda enfrenta todo e qualquer tipo de preconceito e assédio para ter seu espaço dentro do estádio. Torcedora, não importa qual seja a cor da sua camisa, para vocês (nós) toda a minha admiração. Por mais mulheres nos estádios de futebol, com todo o respeito que merecemos.
